INSCRIÇÕES ENCERRADAS

CURSO GRATUITO DE VINHO ARTESANAL PARA INICIANTES

Cadastre-se na lista de espera

Por favor, informe o seu primeiro nome.
Por favor, informe o seu email.

Objetivo do Curso Gratuito

Você vai aprender o processo completo da fabricação de um vinho artesanal, desde a escolha da uva, dos equipamentos até o engarrafamento.

O objetivo do curso é mostrar e explicar todas as etapas do processo de fabricação de um bom vinho artesanal.

Veja o que você vai aprender neste curso gratuito:

Quais as melhores uvas para fazer vinho artesanal;
Quais equipamentos de baixo custo comprar e/ou adaptar;
Como desengaçar e amassar a uva;
Quais os segredos e cuidados durante a maceração;
Como realizar a Descuba;
Como proteger o seu vinho para a maturação;
Como realizar as Trasfegas;
Como engarrafar e armazenar.

SOBRE O AUTOR

Josias Souza
Josias de Souza.
Autor do Curso On-line da Fórmula do Vinho Artesanal.

Josias é um sonhador que nunca se acomodou com as situações que a vida lhe impôs. Obstinado por resgatar a dignidade tirada dos seus antepassados, transformou este objetivo em missão de vida.

Nesta trajetória passou grande parte de sua carreira profissional gerenciando e motivando equipes de vendas de grandes Grupos Empresariais. Conheceu vários lugares e suas culturas através de viagens a trabalho ministrando, cursos e palestras.

Mas foi no vinho que ele encontrou o caminho para transformar sonho em realidade. “O Carvoeiro”, marca própria de sua produção de Vinho Artesanal, é a prova de que jamais se deve desistir de um sonho.

Sou um apreciador de vinhos desde criança. Meu avô foi aquele que ensinou a gente que ao aceitar uma taça você educadamente diga ao anfitrião: “Só um pouquinho!” e quando ele começar a te servir você complemente “... para baixo da borda" rs

É assim que carinhosamente lembramos dele quando a gente se reúne em família: quem é servido fala “só um pouquinho” e quem serve completa “pra baixo da borda" e são só risadas.

Agora não sei você, mas eu tive muitas decepções quando comprava os vinhos que eu tomava.

Estudei sobre a enologia, descobri sobre os rótulos e seguia fielmente as dicas para encontrar um vinho de qualidade. E Sim! Um dos meus sonhos era ter minha própria adega, afinal “o bom vinho formoseia o rosto"

Idealizava o prato e preparava (Eu também treino uns dotes culinários, mas essa história eu conto em outra conversa rs) mas quando ia degustar o vinho era aquela decepção! Sentia gosto de tudo menos da uva.

Como nos enganam os rótulos não é mesmo?

E cá entre nós, se for para comprar industrializado, os melhores mesmo são os importados. Mesmo assim eu continuava comprando, sem desistir de procurar.

Mas a cada experiência nova eu ficava me perguntando “como será que é feito o processo de um bom vinho? “Qual será o segredo desta arte tão antiga, desde os tempos de Noé?

Então como se o Universo estivesse conspirando a meu favor (e Ele sempre está) foi que conheci o Italianinho.

Ele me ensinou toda a arte e o segredo, a técnica fui aperfeiçoando a cada safra.

Quando ele experimentou minha primeira garrafa disse com orgulho: o aluno saiu melhor que o professor e caiu na gargalhada.

Servindo vinho na taça

Se ele estava falando a verdade não sei, só sei que depois do elogio dele nunca mais parei. Hoje eu entendo o porquê me decepcionava com os rótulos que eu comprava e passei a ser um amante da arte vinhateira.

Já ensinei filhos, genros, amigos, mas só depois que falei com a Cilene (minha filha mais velha) foi que despertei para uma outra missão.

Hoje eu olho para as pessoas nas ruas, no supermercado, nos empórios, nas adegas e fico imaginando quantos “Josias” não têm por aí que dariam ótimos vinhateiros, mas vão passar pela vida porque não tiveram um “Italianinho" para ensiná-los?

Então decidi retribuir ao Universo aquilo que cuidadosamente Ele confiou a mim.

Dos muitos vinhos que produzi, tive inclusive o privilégio de poder doar para ser servido no serviço religioso das santas ceias aqui da minha cidade.

Sei que o vinho une as pessoas, cura a alma e faz ainda faz bem à saúde.

Que tenhamos mais artistas da uva. Que tenhamos mais brindes à mesa. Que possamos levar mais vida aos corações.

Assim como aos cozinheiros, também precisamos de mais vinhateiros.

Seja bem-vindo ao time.

Te espero do outro lado e em 90 dias a gente comemora abrindo a sua primeira garrafa.

Abraços.

Depoimentos

Veja alguns depoimentos de alunos sobre os nossos cursos.

Roberto Zacarias
Gilvandro da Silva
Robson
Jaime Noleto
Jorge Parreira
Ivanildo
Clemildo
Volcir